‘Dia das Crianças’ deve movimentar mais de R$ 400 milhões em vendas no estado, aponta Sebrae
A pesquisa também revela uma mudança no comportamento do consumidor que, neste ano, pretende investir um valor maior no presente
Uma
pesquisa divulgada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato
Grosso (Sebrae/MT) revela que este ano o 'Dia das Crianças' vai movimentar no
estado uma média de R$ 401 milhões em vendas, um aumento de 199% em relação ao
ano passado.
A
pesquisa aponta também que os consumidores pretendem investir um valor maior
neste ano para presentear na data comemorativa, o gasto médio por consumidor
vai girar em torno de R$ 258. A pesquisa mostra ainda que 43% dos que não
compraram presentes no ano passado pretendem comprar este ano, o que sugere uma
entrada de novos consumidores.
Leandro
Gonçalves, gestor de Varejo do Sebrae/MT, destaca a importância de os
comerciários ficarem atentos e se prepararem para essa data. “Um dado
interessante é que as compras previstas para este ano nessa data comemorativa
devem movimentar cerca de 20 milhões de reais entre os pequenos negócios no
estado e que os consumidores têm a intenção de gastar, em média, 200 reais nas
lojas. Portanto, os empresários e empreendedores precisam se preparar
adequadamente para conquistar esses clientes, tanto nas lojas físicas quanto no
ambiente digital”, explica.
Em
relação ao tipo de presente, houve uma mudança na intenção, pois, apesar dos
brinquedos permanecerem a principal escolha, registrou-se uma queda
significativa na compra de eletrônicos (de 26% para 17%), enquanto as
experiências (como passeios e ingressos) ganharam mais espaço, aumentaram 4%,
indicando uma valorização de presentes que proporcionam vivências. Além disso,
a influência do preço subiu de 58% para 66%, se tornando o principal fator na
decisão de compra.
Os
dados indicam que cerca de 47% dos entrevistados devem comprar em loja física,
porém quase 15% pretendem comprar pela internet, o que o gestor de Varejo do
Sebrae/MT considera oportuno aos pequenos negócios investirem em estratégia
digital.
“Hoje,
os clientes tomam suas decisões de compra com base nas redes sociais. Pesquisas
indicam que 64% das pessoas se influenciam por essas plataformas, o que torna
essa informação fundamental para que os empresários melhorem sua presença
digital. É essencial publicar os produtos, ofertas e promoções da loja, além de
investir em campanhas digitais para atrair clientes, tanto para o WhatsApp
quanto para a loja física. As pesquisas mostram que, na hora de realizar a
compra, muitos clientes ainda preferem a loja física, embora o digital também
tenha seu espaço. Isso revela um comportamento que chamamos de ‘Omni-Channel’,
que pesquisam e decidem no digital, mas compram no físico. Por isso, é
importante ter uma atenção especial para atender os clientes de forma
estruturada, tanto no ambiente físico quanto no online, a fim de proporcionar a
melhor experiência possível”, orienta.
Sobre
a pesquisa
A pesquisa foi realizada por entrevistas telefônicas, entre os dias 21 de junho
a 16 de julho de 2024, em todo o estado de Mato Grosso. Foram entrevistados 364
profissionais da área jurídica do estado. Para a sondagem, utilizou-se a
metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% para 95% de confiança.
Fonte: Notícia Max
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