Mineradores destacam o potencial econômico da mineração em MT

Durante lançamento do evento, seriedade da atividade foi ressaltada por organizadores e patrocinadores


É momento de mostrar à sociedade que a atividade de mineração autorizada e regulamentada por legislações federais e estaduais faz pela nossa economia. Essa foi a tônica do lançamento oficial da 2ª Expominério, realizado na noite de sexta-feira (25), no Açougue 154, em Cuiabá.

O evento reuniu mineradores, organizadores, patrocinadores, apoiadores e membros da imprensa.

“A mineração é uma atividade legalizada que deve ser cada vez mais profissionalizada”, defendeu a advogada Pâmela Alegria, uma das organizadoras da 2ª Expominério, que ocorrerá de 7 a 9 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal.

O evento, que inicialmente foi planejado para 300 pessoas em 2023, reuniu mais de duas mil pessoas, e a expectativa é de que neste ano mais de 5 mil pessoas participem dos três dias de exposições, palestras, oficinas e capacitações sobre a atividade mineradora em Mato Grosso.

“O setor de mineração em Mato Grosso é muito forte. É o sexto maior em produção mineral do Brasil, e a intenção é que a Expominério se torne uma referência na mineração, assim como a Expoagro é para o agronegócio. Isso depende de todos nós, unindo forças para tornar esse evento ainda maior”, comentou o jornalista Disney de Paula, também um dos organizadores do evento.

Em Mato Grosso, cerca de 85% dos mineradores são pequenos empresários, e a chegada de grandes empresas, como a Nexa, tem mudado a realidade de muitos municípios. Aripuanã (a 1.200 km de Cuiabá) tem sentido essa mudança com o aumento populacional e a movimentação no comércio local.

“Nós conseguimos colocar Mato Grosso de forma efetiva numa vitrine no cenário nacional, que se transportou para um viés internacional, atraindo várias entidades com interesses de investimento. E esse passo precisa ter continuidade. Lançamos oficialmente a 2ª Expominério, edição 2024, para que as pessoas conheçam, efetivamente, a mineração de Mato Grosso.

Teremos várias surpresas, incluindo o lançamento do projeto Educa Mineração, onde vamos trazer crianças das escolas estaduais para aprender sobre a mineração e circularem pela Expominério.

Vamos desmistificar isso desde a infância para fortalecer o futuro da nossa atividade”, afirmou Pâmela.

O gerente regional da Agência Nacional de Mineração (ANM) em Mato Grosso, Levi Saliès Filho, destacou que o evento é uma oportunidade para o estado se apresentar aos grandes ‘players’ da mineração.

“Nosso estado nasceu com a mineração; basta ler um pouco da história de Mato Grosso. E por que não ter uma mineração de excelência? Eu sempre digo que, se o agro é pop, a mineração é top. E ela pode ser top, sim, se atender às normas, respeitar a legislação e estar em conformidade com o órgão regulador, que é a agência nacional. Sinto orgulho de estarmos virando essa chave e mostrando que Mato Grosso também tem excelência na mineração”.

Patrocinadores e apoiadores do evento

A Expominério 2024 conta com o patrocínio oficial do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Companhia de Mineração de Mato Grosso (Metamat). Também tem patrocínio da Alpha Minerals e da Federação das Cooperativas de Mineração de Mato Grosso (Fecomin), Azevedo Sette Advogados, Nexa, Keystone, Aura Apoena, Rio Cabaçal Mineração, Ero Brasil Xavantina e Fomentas Mining Company.

O evento conta com apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Grupo de Trabalho da Mineração da ALMT, Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), Agência Nacional de Mineração (ANM), Instituto Brasileiro de Gemas & Metais Preciosos (IBGM), Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat), Federação Brasileira dos Geólogos (Febrageo), Núcleo de Mineração da USP (Nap.Mineração), Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Abrasel.

Mais informações pelo site www.expominerio.com.br.

Fonte: Leia Agora

Foto: Reprodução


Outras notícias